Referência em SC: Comitiva de Garopaba visita São José para conhecer estrutura da Guarda Municipal

O sistema de videomonitoramento de São José tem se consolidado como referência em segurança pública em Santa Catarina. Após receber representantes de Chapecó e Itapema, nesta quarta-feira (27), foi a vez de uma comitiva de Garopaba visitar o município para conhecer de perto a tecnologia utilizada na área.

A delegação de Garopaba foi composta pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade, Sidnei Gonçalves, pelo diretor administrativo de Infraestrutura, Deni Batista, pelo auxiliar administrativo Leonardo Senger, pelo secretário de Tecnologia da Informação, Roberto Bento, e pela diretora de Trânsito e Mobilidade, Tatiane dos Santos. Eles foram recebidos pelo comandante da Guarda Municipal de São José, Diego Molina, e pela guarda e coordenadora Paula Nunes.

Durante a visita à sala de videomonitoramento, Paula Nunes apresentou o funcionamento do setor. Ela explicou como são escolhidos estrategicamente os locais para instalação das câmeras, os critérios para recrutamento dos operadores, e a importância da integração entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Essa parceria permite uma troca de informações ágil e eficiente sobre crimes, infrações de trânsito e ações em flagrante, tornando o sistema ainda mais eficaz.

Segundo Sidnei Gonçalves, o objetivo da visita foi buscar inspiração para a recém-criada Secretaria de Segurança e Mobilidade de Garopaba. “Viemos conhecer o modelo de videomonitoramento e segurança pública de São José justamente por sua eficiência e inovação”, destacou o secretário.

O comandante Diego Molina ressaltou os diferenciais que colocam São José em evidência no estado: “Estamos completando 10 anos de videomonitoramento e nosso sistema se destaca porque conta com operadores que monitoram, 24 horas por dia, quase 400 câmeras espalhadas pela cidade. A integração com as forças de segurança permite uma resposta rápida, muitas vezes com a atuação durante a ocorrência. Essa agilidade tem sido fundamental para a eficiência do trabalho da Guarda Municipal e é um dos motivos pelos quais tantos municípios catarinenses vêm até aqui para conhecer nossa estrutura”, afirmou Molina.