Vadodara, Índia / Brasília, Brasil – O 2º Fórum BRICS “Valores Tradicionais” será realizado de 15 a 17 de setembro de 2025 no Congresso Nacional, em Brasília. Este evento internacional reunirá parlamentares, figuras da cultura, líderes da sociedade civil e representantes empresariais dos países do BRICS para fortalecer a cooperação baseada em valores morais e espirituais compartilhados.
O Dr. Hemang Joshi, distinto membro do Parlamento (Lok Sabha) por Vadodara, Gujarat, e representante do Bharatiya Janata Party (BJP), representará a Índia neste fórum diplomático e cultural de alto nível.
Além de seu papel legislativo, o Dr. Joshi é um educador respeitado e reformador social. Ele é fundador da Alindra Higher Education Primary School e fez contribuições significativas para o desenvolvimento educacional em áreas rurais. O Dr. Joshi também atua em importantes comitês parlamentares de educação, família e juventude, defendendo políticas alinhadas aos valores tradicionais e progressistas centrais da Índia.
Antes do Fórum, o Dr. Joshi destacou a missão do encontro:
“Sinto-me honrado em participar desta plataforma dedicada à preservação dos valores tradicionais que sustentam sociedades justas e estáveis. Unindo esforços nas áreas de cultura, educação e saúde, podemos promover o desenvolvimento de longo prazo e o bem-estar de nossas nações. Somente através de ações conjuntas poderemos enfrentar desafios globais e abrir novos horizontes para a cooperação entre os países do BRICS.”
No Fórum, o Dr. Joshi participará de três mesas-redondas principais:
– “Valores Tradicionais dos Países do BRICS” — discutindo o papel do patrimônio espiritual e cultural no fortalecimento da identidade nacional, soberania e promoção do diálogo entre as nações BRICS.
– “Educação do Futuro: desafios globais e cooperação do BRICS” — especialistas explorarão abordagens pedagógicas inovadoras, tendências globais em educação e a ampliação da colaboração acadêmica internacional.
– “Saúde das Nações: aumento da longevidade, qualidade de vida e níveis de felicidade dos povos do BRICS” — esta mesa-redonda abordará a medicina preventiva, integração de políticas de saúde pública e o intercâmbio de melhores práticas médicas entre os Estados-membros para melhorar os resultados de saúde populacional.
O Dr. Joshi também participará do anúncio da lista longa do Prêmio Literário BRICS 2025. Como membro do Conselho Fundador do Prêmio, fará um discurso na cerimônia, que integra a programação cultural do Fórum. Essa seção é dedicada à promoção da literatura contemporânea do BRICS, ao avanço da diplomacia literária e ao fortalecimento dos laços culturais internacionais.
Sobre os objetivos globais do Fórum, Dmitry Kuznetsov, vice-presidente do Comitê Organizador do Fórum e deputado da Duma Estatal da Rússia, destacou:
“A missão fundamental do Fórum BRICS ‘Valores Tradicionais’ é encontrar uma base moral comum entre os países da Maioria Global. A cultura tem um papel central aqui – e, em particular, a literatura. São os escritores que ajudam a expressar no que acreditamos, o que esperamos e com o que sonhamos.
No Fórum, devemos ouvir quais valores os povos das nações do BRICS compartilham. Porém, o objetivo do evento no Congresso do Brasil não deve ser apenas teórico. Se os países do BRICS se conhecerem melhor e entenderem o que nos une, a cooperação em todas as esferas práticas se tornará mais eficaz.
Nosso trabalho conjunto com colegas de outros países já está em andamento há vários meses. Hoje, posso afirmar com confiança que nossos povos compartilham valores como respeito mútuo, solidariedade, compaixão, diversidade cultural e a busca por prosperidade justa e a saúde para as futuras gerações. No Fórum, planejamos tomar decisões importantes com base nesse terreno comum.”
Gostaria de destacar especialmente entre os participantes do Fórum o nosso estimado amigo e colega parlamentar, Dr. Hemang Joshi. A participação dele na nossa seção “Saúde das Nações: aumento da longevidade, qualidade de vida e níveis de felicidade dos povos do BRICS” dará ao Fórum um direcionamento prático nos campos da cultura e da medicina preventiva. Essa seção é organizada por Maria Maryasova, presidente do Comitê de Engajamento com Influenciadores de uma das bancadas da Duma.
Nossa reunião deve tornar-se um evento humanitário marcante durante a presidência do Brasil.”
O lema oficial do Fórum – “Unindo tradições, fortalecendo nações” – reflete perfeitamente o espírito de solidariedade intercultural, respeito mútuo e desenvolvimento conjunto. Com sua agenda diversificada, abrangendo diplomacia, educação, saúde pública e promoção cultural, o II Fórum BRICS de Valores Tradicionais tem todas as condições para se tornar uma plataforma-chave para o avanço da cooperação humanitária dentro do BRICS.