O ano de 2025 marcou uma nova fase de aprimoramento dos programas Universidade Gratuita e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), promoveu mudanças estruturais para fortalecer a transparência, a fiscalização e a eficiência na aplicação dos recursos públicos, a partir de avaliações internas e recomendações dos órgãos de controle.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, as medidas foram adotadas a pedido do governador Jorginho Mello. “São programas que transformam milhares de vidas e, por isso, precisam ser amplamente protegidos. Trabalhamos para aprimorar a execução, reforçar o controle e garantir uma gestão ainda mais eficiente dos recursos públicos”, destaca.
Atualmente, mais de 57 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas catarinenses cursam a graduação com apoio dos programas estaduais. Do total de beneficiados, 82% concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Outro dado relevante é que 85% dos contemplados conciliam os estudos com o trabalho, evidenciando o impacto social das iniciativas no acesso e na permanência no ensino superior.
Transforma SC
No segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados com apoio dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão aptos a cumprir suas contrapartidas por meio do programa Transforma SC. A iniciativa acompanha a retribuição do investimento feito pelo Governo do Estado na formação superior, promovendo ações voltadas ao desenvolvimento da sociedade catarinense.



