Tribunal de Justiça de Santa Catarina retoma sessões presenciais com julgamentos da 2ª Câmara Criminal

As sessões presenciais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foram retomadas em 2026 com os julgamentos da 2ª Câmara Criminal, realizados na manhã desta terça-feira, 20 de janeiro. A reunião marcou a primeira sessão física do ano da Câmara e também o retorno das sessões presenciais dos órgãos colegiados do Tribunal após o recesso forense.

A pauta contou com 130 processos, cinco deles com pedidos de sustentação oral. A sessão ocorreu no 1º andar da Torre 2 do TJSC e foi presidida pelo desembargador Roberto Lucas Pacheco. Participaram ainda os desembargadores Sérgio Rizelo e Hildemar Meneguzzi de Carvalho, além da desembargadora Eliza Maria Strapazzon.

Mesmo durante a suspensão dos prazos processuais, iniciada em 20 de dezembro de 2025, alguns feitos continuaram em tramitação, como os que envolvem réus presos, processos diretamente relacionados a prisões, casos regidos pela Lei Maria da Penha e medidas urgentes, desde que amparados por decisão fundamentada do juízo competente. Em razão disso, na semana anterior ao fim do recesso foram realizadas sessões extraordinárias virtuais da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª câmaras criminais.

Com a retomada dos prazos processuais nesta quarta-feira, 21 de janeiro, também está prevista sessão da Câmara de Recursos Delegados. O colegiado é composto pelo 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid Goulart; pelo 2º vice-presidente, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo; e pela 3ª vice-presidente, desembargadora Janice Ubialli. A pauta reúne 558 processos.

Ao longo da semana, o Tribunal ainda realiza sessões virtuais da 7ª e da 8ª câmaras de Direito Civil, além da 3ª e da 4ª câmaras criminais.