Com o tema “Saúde, respeito e inclusão: todas as pessoas merecem ser valorizadas em sua trajetória”, o Parlamento catarinense sediou na manhã desta quarta-feira (27) a 7ª edição do Seminário Estadual de Prevenção e Saúde das Apaes. O evento, realizado em parceria com a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC), reuniu representantes da rede apaeana, profissionais da saúde, pacientes e familiares no auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde.
A iniciativa partiu da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por proposição do presidente do colegiado, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), e contou com o apoio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
Mobilização em torno de políticas públicas
Atualmente, as 198 Apaes de Santa Catarina atendem cerca de 33 mil alunos por ano, entre pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA). O seminário reforçou a importância de fortalecer políticas públicas de prevenção e promoção da saúde voltadas a esse público.
Em vídeo exibido na abertura, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou o papel do evento na construção de um estado mais justo e inclusivo: “Esse encontro simboliza a força do movimento apaeano. Ele promove o diálogo e a troca de experiências fundamentais para avançarmos em respeito, saúde e inclusão”.
A mesa de abertura também contou com a presença dos deputados José Milton Scheffer (PP), que representou a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Rodrigo Minotto (PDT), além da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FEEC), Jeane Rauh Probst Leite, e da vice-presidente da Feapaes-SC, Janice Krasniak.
Educação, saúde e inclusão como pilares
O deputado José Milton Scheffer reforçou o compromisso do Parlamento catarinense com a causa apaeana: “Esse seminário é uma grande mobilização em defesa da inclusão. As Apaes são verdadeiros exércitos de voluntários. Ouvindo experiências e debatendo soluções, construímos uma Santa Catarina mais justa”.
Rodrigo Minotto também enalteceu o papel da iniciativa: “Este evento reafirma a missão das Apaes na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”.
A vice-presidente da Feapaes-SC, Janice Krasniak, destacou o peso simbólico de realizar o seminário durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: “É um momento estratégico para refletirmos e agirmos em defesa de políticas efetivas de inclusão”.
Programa Prevenir ganha destaque
A programação do seminário começou com a palestra do fisioterapeuta Jean Marcos Baumer, que abordou o tema “Contextualizando o Programa Prevenir e Relatos de Experiências”. Com formação em equoterapia e no protocolo Pediasuit, o especialista apresentou dados e ações do programa, que desde 2021 atua com foco na prevenção primária e intervenção precoce, buscando reduzir o surgimento de deficiências por meio de atividades educativas como palestras, teatro e conteúdos digitais.
Programação segue com foco em protagonismo e saúde
O seminário continua ao longo do dia com painéis voltados ao protagonismo da pessoa com deficiência nas áreas da saúde e educação, promovendo discussões essenciais para o avanço da inclusão em Santa Catarina.



