São José busca investimentos privados para implantação de Complexo Náutico e Centro de Eventos

A Prefeitura de São José está em busca de investidores da iniciativa privada para dois grandes projetos de requalificação da Avenida Beira-Mar. Por meio de editais de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o município pretende viabilizar a criação de um complexo náutico e a revitalização da área do atual Centro Multiuso, que dará lugar a um novo complexo de eventos. Os cadastros para participação nos PMIs estão abertos até o dia 15 de maio.

Com os PMIs, empresas e investidores podem apresentar estudos e propostas que detalhem os modelos de investimento, formas de uso, fontes de receita e ideias para os empreendimentos. A medida busca acelerar a modelagem de concessões públicas com foco em inovação, sustentabilidade e retorno social.

Segundo o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a proposta amplia as possibilidades de desenvolvimento para o município. “Estamos trazendo para o setor privado a chance de ser parceiro no desenvolvimento de São José. Os PMIs permitem concessões alinhadas às tendências de mercado. Certamente, os dois complexos vão impulsionar a economia local, gerar empregos e atrair mais turistas”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, destacou que esse tipo de instrumento já é utilizado com sucesso em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, por sua agilidade na estruturação de projetos complexos.

Projetos vão transformar a Beira-Mar

Os dois empreendimentos previstos prometem transformar a paisagem e a oferta de lazer e serviços na Beira-Mar de São José:

Complexo Náutico: O projeto deverá incluir estrutura para atracação de embarcações públicas e privadas, comércio e serviços náuticos, setor gastronômico com bares e restaurantes, hotel, posto de abastecimento para embarcações, escola do mar, áreas de esportes náuticos, passeio público, trapiche, áreas de convivência e paisagismo.

Complexo de Eventos: A proposta contempla a reestruturação do atual Centro Multiuso, com a construção de uma arena coberta multiuso para receber eventos esportivos, culturais, sociais e educacionais, além de feiras, congressos e shows. O espaço também deverá incluir hotel, setor gastronômico, estacionamento e auditórios.

Com esses projetos, São José busca consolidar sua vocação para o turismo, inovação e geração de oportunidades, modernizando um dos principais cartões-postais da cidade.