Prefeitura de Florianópolis libera nova ponte da Lagoa da Conceição nos dois sentidos; veja como ficam os acessos

A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi totalmente liberada para o tráfego de veículos a partir desta sexta-feira (22). Antes, apenas a pista no sentido Rendeiras estava em funcionamento. Com a liberação completa, o tráfego agora flui nos dois sentidos, e a nova estrutura passa a ser rota obrigatória para motoristas, tanto no acesso ao Centrinho quanto às Rendeiras.

A ponte antiga, por sua vez, será destinada exclusivamente a pedestres e ciclistas, e já começou a receber intervenções para implantação de passeio e ciclovia.

Obra ainda não está finalizada

Apesar da liberação total do tráfego, a obra ainda não foi concluída. Segundo o subinspetor da Guarda Municipal, Ricardo Pastrana, seguem os trabalhos em pontos estratégicos da região. “O trânsito tende a melhorar muito mais com o acabamento das obras. Teremos uma melhoria significativa na mobilidade do Leste da Ilha quando tudo estiver finalizado”, afirmou.

Entre os itens pendentes estão a pintura da sinalização viária, a finalização da ciclovia e outros acabamentos. Um acesso para embarcações também já foi implantado e, nos próximos 15 dias, será entregue o trecho de ciclovia que se conecta à ponte antiga.

Entenda como ficam os acessos

Com a abertura nos dois sentidos, o fluxo de veículos na região muda. Confira as orientações:

Para quem está no centrinho: o acesso à nova ponte deve ser feito pela direita da rótula, localizada na cabeceira da ponte, sentido Lagoa/Rendeiras;
– Para quem está vindo pelas Rendeiras: ao chegar no centrinho, o motorista pode virar à direita para acessar o Canto dos Araçás ou seguir em frente e contornar a rótula para ir em direção do Shopping Via Lagoa, trafegando pelo centrinho.
– Para quem está vindo pela Rua Henrique Veras do Nascimento: para seguir rumo ao Canto dos Araçás, o condutor deve seguir reto pela rua, manter-se na faixa da esquerda e contornar a rótula, sem acessar a nova ponte.

A expectativa é que, com a conclusão total das intervenções, a nova ponte contribua para melhorar a mobilidade urbana na Lagoa da Conceição, beneficiando motoristas, ciclistas e pedestres.