O magistrado Marco Aurélio Ghisi Machado tomou posse, na tarde da última quinta-feira (4), como juiz de direito de 2º grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A cerimônia foi realizada no Auditório Thereza Tang, em Florianópolis, e reuniu desembargadores, juízes, representantes do Ministério Público, da advocacia, familiares, amigos e servidores.
A nomeação decorre da promoção do juiz Vitoraldo Bridi ao cargo de desembargador e foi aprovada por antiguidade pelo Órgão Especial do TJSC, no último dia 6 de agosto. O ato de posse foi conduzido pelo 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo.
“Uma carreira construída com ética e responsabilidade”
O juiz de 2º grau Maurício Cavallazzi Póvoas foi o responsável pelo discurso de recepção ao novo colega. Ele destacou a trajetória sólida e comprometida de Marco Aurélio ao longo de 25 anos na magistratura.
“O caminho até o segundo grau é longo e desafiador. Mas Marco Aurélio enfrentou cada etapa com ética, discrição e compromisso. Sua ascensão é merecida e reflete uma carreira pautada pela retidão”, declarou Póvoas.
Após assinar o termo de posse, Marco Aurélio fez um discurso emocionado, no qual agradeceu à família — especialmente ao pai, o juiz aposentado José Clésio Machado —, aos servidores e assessores que o acompanharam em sua trajetória.
“Aprendi que ser magistrado é exercer um olhar equilibrado: com distanciamento, mas também com humanidade. A toga não deve ser uma armadura ou barreira, e sim um manto de serviço que nos conecta às dores e desafios da sociedade”, refletiu o novo juiz de 2º grau.
“Um novo tempo na magistratura”
O desembargador Júlio César Ferreira de Melo encerrou a solenidade destacando a sensibilidade do empossado e a importância da humanização no Judiciário.
“Hoje, o magistrado pode e deve se emocionar, se conectar com as pessoas. A sociedade não quer mais juízes enclausurados. Vivemos novos tempos, e com sua leveza e inteligência, Marco Aurélio traz novos ares ao Tribunal”, afirmou.
Trajetória acadêmica e profissional
Natural de Tubarão (SC), Marco Aurélio Ghisi Machado é graduado em Direito pela UFSC. É pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela FURB, e em Processo Civil pelo Cesusc. Obteve o título de mestre pela Univali, com dupla titulação pela Universidade do Minho (Portugal), e é doutor pela mesma universidade com dupla titulação pela Universidade de Perugia (Itália). Também realizou pós-doutorado na Univali, com estágio na Universidade do Minho.
Ingressou na magistratura catarinense em 1999, e ao longo da carreira atuou nas comarcas de Balneário Camboriú, São Lourenço do Oeste, Ituporanga, Caçador, Blumenau e Florianópolis.




