O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou a construção de bunkers (salas seguras) em escolas da rede estadual como medida de proteção diante de tempestades e tornados. O primeiro espaço desse tipo será implantado durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, unidade que foi destruída após a passagem de um tornado no último fim de semana.
O anúncio foi feito neste domingo (9), durante visita do governador à região.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis das escolas, mas com estrutura reforçada contra tornados e chuvas fortes. Vamos implantá-las nas unidades que passarem por grandes reformas e também nas novas construções”, explicou Jorginho Mello.
As escolas atingidas no Extremo Oeste catarinense devem começar a receber manutenção e reparos emergenciais nos próximos dias.
Durante o domingo, o governador também esteve nos municípios de Dionísio Cerqueira e Xanxerê, acompanhando as ações de assistência social e reconstrução das áreas mais afetadas. As cidades foram duramente atingidas por tempestades e tornados que causaram estragos significativos.
Além do trabalho de reconstrução, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, atua no monitoramento de riscos e na assistência imediata às famílias atingidas, com a entrega de telhas, lonas, cestas básicas, materiais de limpeza e outros itens de apoio.
“Nossa prioridade é garantir a segurança das pessoas e reconstruir o que foi perdido o mais rápido possível”, afirmou o governador.




