Governador Jorginho Mello conduz primeira reunião de trabalho do programa Catarinas por Elas

O governador Jorginho Mello liderou, na última quarta-feira (26), a primeira reunião de trabalho do Catarinas por Elas, após o lançamento oficial do programa. O encontro ocorreu na Casa d’Agronômica e reuniu a vice-governadora Marilisa Boehm e todas as mulheres que compõem o primeiro escalão do governo. Durante a reunião, o governador reforçou o pedido de engajamento total das equipes na missão de enfrentar o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.

“Quero a atuação integrada de todas as pastas e de todas as mulheres que lideram este governo, para ampliar as ações que já realizamos no enfrentamento da violência contra a mulher. Também precisamos formular novas ideias e medidas que garantam mais proteção, prevenção e respostas rápidas. Nós, homens, também temos o dever de assumir essa missão e condenar sempre os agressores”, afirmou Jorginho Mello.

A vice-governadora destacou que o novo programa reforça o compromisso com as mulheres catarinenses: “O Catarinas por Elas reafirma que este governo está ao lado das mulheres de Santa Catarina — e das que escolheram o estado para viver. É mais uma iniciativa que se soma às diversas políticas já desenvolvidas, como o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres”, ressaltou Marilisa Boehm.

Entre as frentes de atuação discutidas, uma das prioridades é atuar diretamente no universo masculino, buscando transformar padrões culturais que ainda sustentam comportamentos agressivos. Outra estratégia destacada é o investimento em educação para crianças e adolescentes, a fim de romper ciclos de violência e impedir sua naturalização.

A reunião contou com a participação de titulares e adjuntos das Secretarias de Governo, Saúde, Assistência Social, Mulher e Família, Educação, Justiça e Reintegração Social, Comunicação, além de representantes da Polícia Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros Militar, da Fundação Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Educação Especial, do Procon e da Cidasc.