Pelo terceiro ano consecutivo, Florianópolis foi eleita a cidade mais competitiva do Brasil, segundo a nova edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgada nesta quarta-feira (27). O levantamento é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e avaliou 418 municípios com base em 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos.
A capital catarinense se destacou principalmente nos pilares de inovação e dinamismo econômico, ocupando o 1º lugar nacional nesses quesitos. Também se sobressaiu em capital humano (3º lugar) e inserção econômica (14º). Indicadores ligados ao mercado de trabalho, como a renda média do emprego formal e a qualificação dos trabalhadores, garantiram à cidade o 2º e 3º lugar, respectivamente.
Santa Catarina em destaque no ranking nacional
Além de Florianópolis, outras 10 cidades catarinenses figuram entre as 100 mais competitivas do país, reforçando o protagonismo do estado no cenário nacional. São elas: Jaraguá do Sul – 12º lugar; Blumenau – 14º lugar; São Bento do Sul – 20º lugar; Criciúma – 23º lugar; Balneário Camboriú – 34º lugar; Joinville – 44º lugar; Chapecó – 51º lugar; Concórdia – 62º lugar; Itajaí – 69º lugar; e Brusque – 78º lugar.
O ranking busca oferecer um diagnóstico completo da competitividade municipal, avaliando temas como sustentabilidade fiscal, segurança, infraestrutura, governança, meio ambiente e mais, com o objetivo de apoiar a formulação de políticas públicas mais eficientes e sustentáveis.




