O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra 40 anos de contribuição à saúde pública com um novo recorde de atendimentos. Em 2024, o centro já registrou 27.366 atendimentos até 15 de dezembro, superando os 26.146 do ano anterior e representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023. Este marco consolida o CIATox/SC como uma referência em Toxicologia Clínica no estado.
A gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino, ressalta a importância do trabalho do centro: “Nosso objetivo é oferecer orientação tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral, garantindo que as condutas clínicas em casos de intoxicação e envenenamento sejam adequadas. O atendimento é realizado 24 horas por telefone e conta com apoio laboratorial especializado, essencial para as decisões rápidas em situações de emergência”, explicou.
Em setembro de 2024, o CIATox/SC, em parceria com o CIEGES/SC, lançou o Painel de Registros de Intoxicações e Envenenamentos, uma ferramenta inovadora que facilita a análise de dados e apoia a formulação de estratégias de prevenção e controle dos casos no estado.
Além disso, o centro publicou em 2024 o Relatório Anual de Atividades de 2023 e três boletins epidemiológicos: o III Boletim Epidemiológico – Plantas e Fungos (2014-2022), o IV Boletim Epidemiológico – Série Histórica 40 anos (1984-2023) e o V Boletim Epidemiológico – Perfil Epidemiológico das Exposições a Medicamentos (2014-2023), todos disponíveis no site oficial do CIATox/SC.
A equipe do CIATox/SC também tem se envolvido ativamente em eventos científicos e acadêmicos, além de realizar ações nas redes sociais e entrevistas, com o objetivo de promover o conhecimento sobre toxicologia, prevenção e primeiros socorros em casos de intoxicação e envenenamento.