Após desfile em homenagem à Lula na Sapucaí, oposição promete ingressar com novas ações no TSE

O senador Flávio Bolsonaro e o Partido Novo anunciaram nesta segunda-feira (16) que pretendem ingressar com novas ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa ocorre após o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao petista no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, evento do qual Lula participou.

Parlamentares e dirigentes da oposição alegam possível uso irregular de recursos públicos durante o Carnaval. Em publicação nas redes sociais, Flávio Bolsonaro afirmou que uma ação contra o que classificou como “crimes do PT na Sapucaí” será protocolada em breve no TSE. O senador também criticou o conteúdo do desfile, mencionando ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à família.

Já o Novo informou que pretende apresentar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) à Corte eleitoral, com pedido de cassação do registro de candidatura de Lula e declaração de inelegibilidade. De acordo com o partido, a medida só poderá ser formalizada quando a candidatura à reeleição for oficialmente registrada, o que deve ocorrer entre julho e agosto. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro, na noite de domingo.

Até o momento, não houve manifestação pública do Palácio do Planalto sobre as iniciativas anunciadas pela oposição.