A Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição receberam mais uma ação conjunta de fiscalização da Blitz Sanear, da Prefeitura de Florianópolis, e do novo programa Trato pela Grande Florianópolis, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A força-tarefa teve como objetivo combater o descarte irregular de esgoto e apurar denúncias relacionadas a manchas na água da Lagoa.
Na Praia da Joaquina, a fiscalização ocorreu ao longo da orla. Segundo as equipes, não foram identificadas irregularidades no sistema de esgoto e a rede de drenagem pluvial estava seca. Os fiscais também conversaram com moradores da região e vão apurar uma denúncia sobre um motorhome que estaria descartando dejetos de forma irregular na drenagem. As Estações Elevatórias de Esgoto da área foram vistoriadas e apresentaram funcionamento normal, em conformidade com os dados do Sistema de Telemetria da Casan, que monitora continuamente as unidades.
Já na Lagoa da Conceição, a ação foi motivada por denúncia de um líquido esbranquiçado saindo da rede pluvial. Foi realizado teste com corante, que não apontou nenhuma irregularidade. A Estação Elevatória de Esgoto próxima à Lagoa também operava normalmente. Em etapas futuras, a fiscalização deve se estender a restaurantes localizados na orla, com verificação das ligações ao Sistema de Esgotamento Sanitário da Casan.
O novo Trato pela Grande Florianópolis tem como foco a adequação das condições hidrossanitárias dos imóveis e o combate a fontes de poluição nas bacias da Região Metropolitana. Além de Florianópolis, o programa contempla os municípios de São José e Santo Amaro da Imperatriz.
Com duração prevista de 24 meses, o trabalho inclui mais de quatro mil vistorias em imóveis para identificar e corrigir ligações irregulares entre as redes de esgoto e de drenagem. As equipes também atuarão com ações de educação ambiental e orientação técnica gratuita para regularização das ligações à rede coletora, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública.



