Alesc sedia o 17º Encontro Catarinense de Arquivos com Gestão Documental como tema central

A importância da gestão documental como ferramenta para a transparência, eficiência da administração pública e preservação da memória institucional foi o foco principal da 17ª edição do Encontro Catarinense de Arquivos (ECA). O evento aconteceu nesta segunda (13) e terça-feira (14), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

Com o tema “Gestão de Documentos e Responsabilidade Social: Práticas, Desafios e Inovações”, o encontro foi promovido pela Associação de Arquivistas de Santa Catarina, com apoio da Comissão de Educação e Cultura e da Escola do Legislativo da Alesc.

Participação ampla e temática atual

A programação contou com a presença de especialistas, profissionais de instituições públicas e privadas, estudantes e demais interessados na área, promovendo diálogos sobre o papel dos arquivos como instrumentos técnicos, políticos e sociais.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o deputado Camilo Martins (Podemos), a deputada suplente Janice Krasniak (Podemos), a presidente da Associação de Arquivistas de Santa Catarina, Camila Schwinden Lehmkuhl, e o diretor do Arquivo Público de Santa Catarina, Rodrigo Beirão, além de outras autoridades.

O objetivo do encontro foi fomentar discussões sobre políticas arquivísticas e seu impacto na sociedade, valorizando os arquivos como patrimônio documental, incentivando práticas inovadoras e promovendo narrativas mais plurais diante dos desafios do apagamento institucional e social.

Palestras e reflexões

Abrindo a programação, a palestra “Gestão de Documentos: Responsabilidade Social, Desafios e Inovações” foi ministrada pela especialista Tânia Barbosa Salles Gava, que abordou os principais desafios enfrentados atualmente na área, bem como práticas inovadoras que contribuem para uma gestão documental mais eficaz e comprometida com a responsabilidade social.

Durante a abertura, o deputado Camilo Martins ressaltou a importância do tema: “Santa Catarina precisa avançar muito nessa área. Por isso, a relevância desse evento.” Já a deputada Janice Krasniak enfatizou o papel essencial da gestão documental: “É algo fundamental para qualquer instituição. Resgatar a história e preservar o patrimônio documental é preservar a nossa identidade.”