A Prefeitura de São José está realizando intervenções na marginal da BR-282 (Via Expressa), na divisa com Florianópolis, com o objetivo de impedir ocupações irregulares e reforçar a segurança pública na região.
Cerca de 40 caçambas de pedras dinamitadas já foram colocadas no local para formar taludes, dificultando a permanência indevida e a entrada de carrinhos de supermercado em terrenos vazios. A área vinha sendo usada para a queima de fios e ocupação por pessoas em situação de rua, que resistem ao atendimento das equipes sociais.
Além das pedras, a Prefeitura já concluiu as bases para instalação de nove postes de iluminação em LED, com previsão de funcionamento em até 20 dias, dependendo das condições do tempo.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP), Michael Rosanelli, a administração municipal também solicitou apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para intensificar a fiscalização. O DNIT foi acionado para instalar guard rails, como forma de restringir ainda mais o acesso indevido à área.
As ações fazem parte de um plano de revitalização iniciado em 13 de agosto, que envolve diversos pontos estratégicos da cidade. Entre os locais contemplados estão:
- Acesso ao bairro Campinas: que também receberá iluminação em LED;
- Praça de Campinas: onde serão instalados 19 novos postes e feito o fechamento do acesso às margens do Rio Araújo, próximo ao elevado da Casan, com colocação de pedras;
- Ponte sobre o Rio Maruim (divisa com Palhoça): que passará por limpeza e receberá pedras.
As intervenções são coordenadas por diversas secretarias, incluindo Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Infraestrutura, Segurança, Defesa Civil e Trânsito, com apoio da Guarda Municipal. O objetivo é garantir mais segurança, ordem urbana e preservação dos espaços públicos em São José.