O primeiro semestre de 2025 foi de intensa movimentação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Entre janeiro e junho, os deputados estaduais realizaram 65 sessões ordinárias e 16 extraordinárias, nas quais foram analisadas 5.436 proposições.
A maioria dessas matérias foi apresentada pelos próprios parlamentares, mas também houve projetos encaminhados por outros poderes e órgãos públicos, como o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Desse total, 163 propostas foram aprovadas, incluindo projetos de lei ordinária e complementar (PLs e PLCs), projetos de decreto legislativo (PDLs) e projetos de resolução (PRS).
No âmbito das comissões permanentes, a Alesc promoveu 179 reuniões destinadas à análise de proposições legislativas e à organização de eventos e debates tanto no Parlamento estadual quanto em diferentes regiões do estado. Além disso, foram realizadas 12 reuniões de frentes e fóruns parlamentares e diversos encontros promovidos pelas seis bancadas regionais da Casa.
Na agenda de eventos, o semestre contou com 37 audiências públicas e 22 seminários e simpósios. Também foram realizadas 13 sessões solenes e 13 sessões especiais, em homenagem a instituições e personalidades que se destacam no cenário catarinense.
Outro destaque foi a realização de uma etapa do programa Alesc Itinerante, nos dias 10 e 11 de junho, no município de São Miguel do Oeste. Durante a ação, foram discutidas proposições específicas para a região e colhidas demandas de representantes da sociedade local.